Quanto vale um projeto em Relação ao custo da obra?
- Balbinot Arquitetura |
- 4 de out. de 2022
- 2 min de leitura

Você já ficou curioso quanto custa um projeto ? Aposto que já pensou em pular esta etapa e não contratar este serviço pois acha que estaria fazendo uma encomenda?
“Tá tudo bem, não precisa gastar com arquiteto ou engenheiro, eu mesmo faço o projeto”.
.
Quero te contar um segredo, o projeto representa de 1% a 5% do custo da obra, sendo que ele pode trazer uma economia de 30% do custo geral da sua obra.
Para construir é fundamental que se tenha um projeto arquitetônico desenvolvido por arquiteto ou engenheiro. Como o projetos em mãos a previsão de custo é mais assertivo, as etapas são melhor planejadas e fica mais fácil cumprir o cronograma de todo o projeto.
Em relação ao custo de aprovação junto aos órgãos fiscalizadores e demais burocracias não há outra forma há de se cumprir com os custo e prazos, garantindo que sua obra transcorra da melhor forma possível sem dores de cabeça ,ou seja investir em um projeto é essencial para melhor prever as etapas da obra, conseguir orçar e fazer um bom planejamento.
E como iceberg não tê-los significa descobrir mais problemas e pensar em mais soluções no caminhos, acarretar atrasos e custos acima do esperados.
Engana-se quem pensa que está economizando pulando a etapa da elaboração de um projeto, um obra sem planejamento adequado com certeza lhe fará desperdiças matérias, serviços ,tempo e dinheiro. Estima-se que as “surpresas” provenientes da falta de planejamento tornam a obra em média 50% mais cara e estão associadas a muito stress e atrasos, ou seja, construir sem acompanhamento técnico é dar um tiro no próprio pé.
LEGISLAÇÃO

Qualquer obra tem OBRIGATORIEDADE de possuir um arquiteto(a) e engenheiro(a) já que é ele será responsabilidade técnica pelo projeto e pela execução da obra. Além disso, para conseguir o alvará de construção você precisa ter seu projeto aprovado junto á secretaria de urbanismo do seu município.
Se houver um fiscalização na sua obra, e ser detectado que sua obra não tem um profissional responsável, bem com um projeto você pode receber multa.
E não estamos falando apenas da aprovação do projeto junto ao Órgãos competentes, mais também a regularização da obra junto a receita federal.
A regularização junto à Receita Federal é necessária para que seja expedida a Certidão Negativa de Débito (CND) relativa à obra, o que permite a averbação junto aos cartórios de registros de imóveis.
Taxa de INSS é obrigatória na construção civil
Após a concessão do ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO, emitida pela prefeitura, deve ser feita a inscrição da sua obra no CADRASTRO NACIONAL DE OBRAS (CNO), gerenciado pela receita federal, este cadastro é necessário para que você possa cumprir suas obrigações tributarias (entregar declarações e realizar pagamentos) e, ao final da obra, obter a certidão de regularidade fiscal relativa à obra.
Então não faça obra sem projeto! Contrate um arquiteto, planejar sua obra faz toda a diferença.
FINALIZAÇÃO
Os Valores e porcentagens informada aqui são estimativas que podem variar dependendo do projeto.
Este é um dos principais desafios e objetivos da equipe de arquitetos e engenheiros junto com o setor de compras a ser mais assertivos possível, buscando manter o custo dentro do valor previamente disponibilizado.
.
Faça seu orçamento! Entre em contato conosco pelo link disponível na bio.
Ainda com dúvidas? Entre em contato ou deixe sua opinião nos comentários!
Comments